Imprimir Fechar
Pontos Turísticos

Praça Dr. Francisco Carlos dos Santos

Está localizada bem no centro da cidade, em frente á Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Foi a primeira Praça de Canguçu. No início era chamada de "Praça D. Pedro II". Depois, por ocasião da Proclamação da República, recebeu a denominação "Praça Marechal Floriano". E no ano de 1995 recebeu o nome de "Praça Dr. Franscisco Carlos dos Santos". 

No centro da praça foi erguido um Obelisco em homenagem aos primeiros habitantes de Canguçu. O Obelisco foi lapidado em granito rosa. Feito as pressas, dado a proximidade dos Festejos do Centenário comemorado em 1957.

Na praça encontra-se também, a Pira da Pátria (Altar da Pátria), monumento em homenagem aos dois soldados canguçuenses, Izidro Matoso e Hortêncio Rosa, que morreram na Itália durante a 2ª Guerra Mundial. Os dois "pracinhas" faziam parte da F.E.B. (Força Expedicionária Brasileira). 

Ainda podemos encontrar, nesta mesma praça, o monumento com o busto do Presidente Getúlio Vargas.

Quem foi Dr. Francisco Carlos dos Santos
Canguçuense, passou infância e boa parte da mocidade residindo  na localidade Chácara do Bádeco, no interior  do município. Mais tarde ingressou no Curso de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Formando-se médico, retornou para sua cidadde Natal, onde começou sua vida profissional juntamente com dois colegas no Hospital de Caridade de Canguçu.
Dr. Carlos, como ficou conhecido. também colaborou  com seu município, na década de 60 quando cumpriu mandato de Prefeito Municipal. 

Localização
Rua General Osório
Coordenadas Geográficas S 31º23'54,1" W 52º40'38,1" | 412m

publicações
Acesse, por tipo de modalidade, a listagem histórica dos editais abertos e já finalizados pelo administração pública do município de Canguçu.