Imprimir Fechar
Galeria de Vídeos
Terra de Todos - O projeto que apresenta Canguçu ao mundo
Data: 15/12/2015
Crédito: Fabrika Filmes
O projeto "Terra de Todos: o poder compartilhado através da participação popular no meio rural" foi um dos vencedores do prêmio Caixa Melhores Práticas (2015/2016).

Representantes da Caixa, da Organização das Nações Unidas (ONU) e das maiores universidades do país definiram as 20 melhores práticas do país. Os vencedores participarão em 2016 da etapa internacional de Dubai, nos Emirados Árabes.

Idealizada pela Prefeitura Municipal, a iniciativa que colocou Canguçu em destaque nacional foi uma das propostas de governo do prefeito Gerson Nunes. Na prática, a administração criou estruturas de descentralização das decisões: os Conselhos Distritais.

O grupo formado por pequenos agricultores, líderes comunitários, representantes de comunidades quilombolas e movimentos sociais se reúne mensalmente para definir as prioridades de ação do Governo Municipal no meio rural.

Patrulhas agrícolas, manutenção de estradas, serviços na área da saúde, educação, desenvolvimento rural, meio ambiente e assistência social: tudo isso passou a ser debatido nos Conselhos Distritais.

"As pessoas não esperam mais que as decisões cheguem até elas. Agora todos estão ajudando também a decidir o futuro. Pelo menos cinco vezes por mês a equipe de governo se desloca até as localidades do interior para construir as decisões junto com as comunidades", avalia o prefeito Gerson Nunes.

Com aproximadamente 16 mil propriedades rurais, Canguçu é considerada a Capital Nacional da Agricultura Familiar. O município também detém o título de Minifúndio das Américas, por possuir o maior número de pequenas propriedades rurais.

Com sua base econômica no setor primário, a agricultura é marcada pela diversidade e pelo crescente avanço de práticas agroecológicas e sustentáveis. A população total é de 55 mil habitantes, sendo que 65% residem no interior.
Filtro: